segunda-feira, 18 de junho de 2012

A CULTURA DA INFÂNCIA - LEITURA

A CULTURA DA INFÂNCIA - LEITURA
O desenvolvimento das crianças é acompanhado pelos nossos profissionais e nossas ações estão pautadas em teorias que explicam e nos dão sustentação nas práticas e experiências propostas às nossas crianças.  

Primeiro repensamos na função social da escola frente as culturas infantis que estão junto aos desafios a serem enfrentados por nós.   A leitura é uma atividade permanente em nosso CEI; além deste código de comunicação, outras estratégias são utilizadas e vários modos de interpretar e expressar nossas ideias, pensamentos, compreensões são também privilegiadas. Para um bebê, um livro é um convite para o mundo da leitura, mas é, também, livro transformado em brinquedo para olhar, sacudir, girar, nomear, morder... O livro também é um instrumento para tocar, pegar, acariciar, abrir e fechar, olhar as figuras e nomear. É um objeto que funcona como um aporta por onde entram histórias e personagens, e que propõe imaginar cenar e cenários. O livro contém histórias que precisam ser lidas para ela, histórias grandes, encantadas, que dão vontade de ler,  de se maravilhar, de conhecer o mundo arregalando os olhos e aprendendo a escutar e a imaginar. E diante destes desafios, estamos mostrando para nossas crianças o mundo mágico dos livros.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário