sexta-feira, 18 de novembro de 2011

POESIA PARA CRIANÇAS

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE LEITURA DE POESIAS PARA CRIANÇAS
Foi uma experiência vivenciada pela Turma do Mini Grupo II "B" - 2011, com as Professoras Marcia Borges e Regina, onde as crianças resgataram a beleza de coisas simples como observar a natureza e dela tirar grandes lições. Neste trabalho, as crianças ser serviram daquilo que tinham no entorno e perceberam no ambiente detalhes que as levaram para outras dimensões cognitivas, passando pelo ver, sentir, ler, cantar. Quantas linguagens são possíveis se tivermos alguém que as compreenda? Pois foi este olhar que nossas Professoras tiveram em um momento único e dele tantos frutos foram colhidos. E as sementes? Estão germindas dentro de cada criança, de cada sorriso, de cada olhar de surpresa...
A criança é um aprendiz e para "aprender alguma coisa é preciso já saber, também, alguma coisa...ninguém conseguirá aprender alguma coisa se não tiver como reconhecer aquilo como algo possível e apreensível" (Telma Weisz, 2009)". Se a criança não perceber o sentido das coisas que vê e que elas não estão dissociadas de outras, seu processo de aprendizagem pode comprometer sua interpretação de mundo. Os primeiros e decisivos passos estão sendo dados e acompanhados por nós do CEI. Pudera se todas as crianças tivessem a oportunidade de vivenciar e compreender cada descoberta...
Esta é nossa responsabilidade, estarmos atentos todo o tempo para as oportunidades que as crianças nos dão de, cada dia mais, legitimar a nossa tarefa de ensinar.
Nosso trabalho continua.
Sandra Melro
Coordenadora Pedagógica


Bibliografia
OC's - Educação Infantil - PMSP/SME/DOT
Weisz, Telma - O diálogo entre o ensino e a aprendizagem

2 comentários:

  1. que trabalho lindo e muito importante para as crianças,que Deus ilumine voces lhes dando sabedoria para continuar........

    ResponderExcluir
  2. Otimo trabalho com as crianças, "PARABENS PARA TODOS QUE PARTICIPARAM DESTE DOM DE ENSINAR". Beijos Renata mãe de Jonatas e Artur.

    ResponderExcluir